Karatê é uma forma de budo( caminho do guerreiro).Arte marcial japonesa que se originou e foi introduzida nas ilhas do Arquipélago japonês em 1922.O karatê enfatiza técnicas de socos e chutes; ultiliza seu corpo como meio de ataque e de defesa simultaneamente.O seu treinamento desenvolve e aperfeiçoá aspectos físicos, cognitivos e sociais, através desta prática o indivíduo aprende a dominar os movimentos do corpo, assim como, elaborar táticas e estrátegias.Não devemos esquecer que, o Karatê também proporciona uma melhor qualidade de vida e uma melhor integração social.

Espero que com este Blog possamos engrandecer mais esta nobre arte.

OBS: O Blog está a disposição de vocês ,caros leitores, se quiserem abordar algum tema relacionado com o Karatê postem comentários e eu farei o possível para discutirmos tal tema.

Obrigada!

Atenciosamente Twene Suellen 2º Dan

sexta-feira, 11 de março de 2011

Glossário Karatê

ASHI – pé.

ASHI-ATE-WAZA – técnica com os pés.

ASHI-BARAI – varrer com os pés (passa pé).

ATEMI-WAZA – técnicas de golpear, traumatizando os pontos vitais.

BUDO – código de honra: conter a violência, disciplina, estabelecer e respeitar normas e leis, pacificar e enriquecer a sociedade e equilíbrio.

CHUDAN – altura do plexo,altura média.

CHUI – infração (comportamento incorreto na luta).

DACHI – posição, colocação, base.

DAN – grau.

DO – caminho.

DOJO – local de treinamento.

EMPI – cotovelo.

FUMI-KOMI – pontapé para baixo (pisão).

GEDAN – abaixo da linha da faixa, baixo ventre.

GOSHI / KOSHI – cintura, quadril.

GYAKU – contrário, invertido.

HAITO-UCHI – golpear com o bordo interno da mão.

HAJIME – iniciar.

HANSOKU-CHUI – reprimenda por infração.

HANTEI – julgamento.

HIDARI – esquerda.

HIKI – puxar.

HIKIWAKE – empate.

HIZA-KERI – joelhada.

JYU – movimentos livres.

JYU-KUMITE – combate livre.

JODAN – altura do rosto, pescoço.

JOGAI – fora do campo de treino, luta

JUJI-UKE – bloqueio em cruz.

KAKATO-GERI – chute com o calcanhar.

KAMAE – posição, postura.

KARATE-DO – o caminho das mãos vazias.

KATA – forma; movimentos seriados sistematicamente organizados, com técnicas ofensivas e defensivas que simula luta contra vários adversários.

KEAGE – chute com recolhida rápida do pé; chicotada.

KIAI – grito utilizado na finalização do golpe, que serve para liberar energia, assustar o adversário e estimular a contração do tórax, aumentando a estabilidade articular.

KIBA-DACHI – posição de cavaleiro.

KIME – impacto, potência.

KUMITE – pratica de luta.

MAE – à frente.

MAE-GERI – chute para frente.

MAWASHI – semicírculo.

MAWASHI-GERI – pontapé circular.

MIGI – direita.

MOROTE – duas mãos.

MOROTE-UKE – defesa dupla com as mãos.

NAGASHI-UKE – defesa circular para o alto.

NUKITE – técnica com as pontas dos dedos.

REI – saudação.

SEIKEN – parte interior do punho cerrado.

SENSEI – professor.

SHIAI – competição com contagem de pontos.

SHIAI-JO – espaço de luta em uma competição.

SHIZEN-TAI – posição básica (natural).

SHUTO – lâmina da mão.

SOKUTO – canto externo do pé.

TAI-SABAKI – esquiva em círculo.

TANDEN – Área situada atrás do umbigo, considerada pelos orientais, há milênios, como base para se conseguir estabilidade, equilíbrio e força.

TE – mão.

TEISHO – talão da mão.

UCHI – ataque indireto.

UKE – defesa.

URA – lado contrário.

USHIRO – para trás.

YAME – fim; parar; voltar à posição inicial.

YOKO – lado.

SISTEMA NUMÉRICO

 

1 – Ichi

2 – ni

3 – san

4 – shi ou yon

5 – go

6 – roku

7 – sichi ou nana

8 – hachi

9 – kyu ou ku

10 – ju

11 – ju-ichi

12 – ju-ni

etc…

20 – nu-ju

30 – san-ju

40 – yon-ju

100 – hyaku


 

1000 – sen

10 000 – man


NIVEIS E DIREÇÕES


jodan – nivel superior

chudan – nivel medio

gedan – nivel inferior

hiza shita –abaixo do joelho

hidari – esquerda

migi – direita

mae – para a frente

yoko – lateral

ushiro – para trás

uchi – para dentro

soto – para fora

gawa – lado

uchi gawa – para dentro

soto gawa – para fora

joho – para cima

kaho – para baixo

zenpo – em direção á frente

koho – em direção atrás

uho – direção á direita .

sokuho – direção ao lado

soho – direção á esquerda

sayu – direita e esquerda

zengo – para a frente e para trás

sokumen – lado

naname – diagonal

tai soku ni – para o lado do corpo

 

FORMAS DE TREINO EM KARATE

 

kihon – treino básico

kata – forma

sentei kata – kata seleccionada (grupo de katas executadas por alunos de uma certa graduação numa competição ou exame)

shitei kata – katas designadas (grupo de katas que devem ser conhecidas em graduações de certo nível)

tokui kata – Kata favorita (nossa kata mais forte)

bunkai – análise, ……….(treino com parceiros das diversas aplicações de um kata)

kumite – combate

gohon kumite – combate a cinco deslocamentos

sanbon kumite – combate a 3 deslocamentos

kihon-ippon kumite – kumite básico a um deslocamento

jiyu-ippon kumite – combate livre a um deslocamento

kaeshi-ippon kumite – combate a um deslocamento com resposta a um deslocamento (quem efetua a defesa contra-ataca avançando, obrigando o atacante original a uma posição defensiva)

okuri-ippon kumite – Combate com dois ataques do mesmo elemento. O primeiro é predeterminado, sendo o segundo de livre escolha baseado na distância do oponente)

yakusoku kumite – as formas de combate do gohon kumite ao okuri-ippon kumite, formam o grupo do yakusoku kumite. A palavra yakusoku significa promessa ou compromisso, o que obriga o atacante a efetuar o ataque que estava predeterminado.

happo kumite – combater em várias direções contra diversos adversários

Jiyu kumite – combate livre

oyo kumite – combate com aplicações

tanren kumite – combate de destrezas

kyogi kumite – combate de competição

shiai kumite – combate com objetivo de marcar ponto

 

KATA

 

Básicas

 

Heian Shodan –  Heian nível de Iniciação

Heian Nidan –     Heian segundo nível

Heian Sandan –  Heian terceiro nível

Heian Yodan –    Heian quarto nível

Heian Godan –    Heian quinto nível

 

Tekki Shodan – Tekki nível de iniciação

Tekki Nidan – Tekki segundo nível

Tekki Sandan – Tekki terceiro nível

 

Avançados

 

Enpi – (Voo da Andorinha) Os rápidos movimentos de sobe e desce, lembram-nos as rápidas manobras das andorinhas. Enpi foi desenvolvida na escola Tomari-te e é uma das kata mais antigas do karate shotokan. O seu nome original era Wanshu

 

Bassai Dai ( Penetrar a fortaleza – Grande) – As técnicas fortes deste kata, que enfatizam os movimentos das ancas, fazem-nos lembrar um aríete a ser lançado contra paredes de pedra. Diz-se que Mestre Oyadomori introduziu as kata Bassai, oriundas das escolas Tomari-te e Shuri-te de Mestre Itosu. É uma kata ensinada em diversos estilos de karate, mas só os estudantes de Itosu praticam as duas formas da Bassai Dai e Bassai Sho

 

Bassai Sho ( Penetrar a fortaleza – Pequena) – A primeira parte da Bassai Sho inclui diversas técnicas contra ataques com bastão (Bõ). É um kata derivada da antiga Bassai Dai de Mestre Itosu, que também era chamado “ O punho sagrado do Shuri-te”. Este kata deve o seu nome derivado da sua linha de execução (enbusen) ser muito similar á Bassai Dai.

 

Kanku Dai (Olhar o céu – Grande) – O movimento inicial deste kata direciona-nos o olhar para o céu. Se analisarmos bem todos os movimentos das katas heian são baseados neste kata, que era a perferida de Sensei Gichin Funakoshi e inicialmente foi designada como Ko-sho-kun e Kushanku, tendo sido desenvolvida por um perito em boxe chinês, Kung Siang Chun, diplomata chinês sob o nome de Kanku

 

Kanku Sho (Olhar o céu – Pequena) – O movimento anterior ao salto deste kata pode ser interpretado como olhar o céu. Contudo os movimentos e o enbusen da kanku dai e da kanku sho são similares. Mestre Itosu criou a kanku sho a partir da kanku dai inicial

 

Hangetsu (Meia Lua) – Adota o nome da sua posição principal, o hangetsu dachi. É a única kata em shotokan com tanto ênfase nas técnicas respiratórias. Tem a sua origem na escola de Naha-te, e é conhecida noutras escolas de karate como Seishan.

 

Jion (Amor e Bondade) – Jion é um termo Budista, sendo também o nome de um Templo na China onde os monges eram extremamente dedicados á prática de artes marciais. Repare-se que o movimento de junção das mãos, inicial e final, é típico da saudação chinesa. Contudo as suas posições e técnicas são bem representativas do estilo shotokan sendo uma das suas kata mais tradicionais, tendo as suas raízes na escola Okinawana de Tomari-te

 

Jiin (Amor e Sombra) – Jiin também é um termo Budista. Considerada a irmã da Jion, pela semelhança técnica e linha de execução, bem como a típica saudação inicial e final. Originalmente designada como Shokyo, tem as suas raízes na escola de Tomari-te.

 

Jitte (Dez mãos) – O nome deste kata, conta-se, ter tido origem no objetivo de ensinar os alunos a combaterem contra dez adversários. Outra versão diz-nos que o nome derivou da arma “jitte”. O uso desta antiga arma podem ser observados nos movimentos deste kata. Teve origem na escola Tomari-te pertencendo ao mesmo grupo da Jion e Jiin.

 

Meikyo (Espelho Brilhante) – O primeiro movimento deste kata sugere a ação de polir a superfície da água tornando-a mais calma e lisa do que um espelho. O sankaku tobi (triângulo de salto) no fim do kata diz-se ter significados secretos que pressagiam milagres. O seu nome original era Rohai;

 

Ninjushiho (Vinte e quatro passos) – Os movimentos do kata, particularmente os dois primeiros, sugerem-nos a imagem de ondas de encontro a um rochedo. O nome Shotokan, também engloba movimentos de ondas, as ondas dos pinheiros a crescer. O seu nome original era Ni Sei Shi,

 

Sochin (Força e Calma) – O nome deriva da sua posição base, o sochin dachi, que é uma posição de raízes muito fortes. Originalmente este kata pretendia ensinar defesas contra bastão (Bõ). Por esta razão, as técnicas de blocagem são efetuadas com movimentos grandiosos. O seu nome original era Hakko

 

Gankaku (Grou num rochedo) – A posição sobre uma perna (tsuruashi dachi) lembra-nos um grou pronto para atacar o seu adversário. Este kata é originário do Tomari-te. Curiosamente a linha de execução do kata (ichi ji gata enbusen) segue o desenho do carácter japonês para o numero um. Os movimentos são supostos simular um combate nas passagens ou ruas estreitas de Okinawa. O nome original era Chintô.

 

Wankan (Rei e Coroa) – É a kata mais curta do Shotokan, com a particularidade de só ter um kiai. Originária da escola Tomari-te

 

Chinte (Mão Rara) – Rara neste caso deve entender-se como extraordinária. Este kata possui um grande lote de técnicas de imobilização e técnicas circulares não muito habituais no conceito shotokan da “distância mais curta entre dois pontos”. É originária da escola Shuri-te

 

Gojushiho Dai (Cinquenta e quatro passos – Grande) – Está entre as mais avançadas da escola Shuri-te, de Itosu Anko. Sensei Gichin Funakoshi chamava-lhe Hotaku (Bicar do Pica-Pau) pela semelhança de algumas técnicas com o movimento do bico do pica pau contra uma árvore

 

Gojushiho Sho (Cinquenta e quatro passos – Pequena) – Com a Gojushiho Dai são os dois katas mais avançados da escola Shuri-te

 

Unsu (Mãos nas nuvens) – O movimento inicial, tal como o elevar após o kawashi geri, simboliza o separar das nuvens com as mãos abertas. Unsu, com a sua variedade técnica, é um dos katas mais avançados. È por outro lado, um kata muito recente pois o registo do seu aparecimento remonta a 1922,

 

EXPRESSÕES DURANTE O TREINO

 

Ki o tsuke – Atenção ! Cuidado!

Yoi – Preparar. Estar pronto

Hajime – Começar. Iniciar

Kamaete – Colocar-se em posição

Mawatte – Virar

Yame – Parar

Naore – Voltar á posição inicial

Tsuyoku – Com força

Seikaku ni – Certo. Exatamente. Precisamente

Hayaku – Rápido

Yukkuri – Devagar

 

MOVIMENTOS

 

Idô – Movimento

Migiri – Ver e cortar (Forma de defesa em que ao nos apercebermos visualmente da técnica de ataque, adaptamos imediatamente o nosso movimento ao adversário)

Kirikaeshi – Contra-ataque

Kirikae – Mudar

Fumidashi – Avançar

Oi komi – Técnica com um avanço

Oshi komi – Puxar (lançar uma perna e após o apoio, arrastar a perna de trás)

Mawari Komi – Deslocamento em circulos

Tenshin – Virar o corpo

Kaiten – Rotação

Koshi no kaiten – Rotação de ancas

Jun kaiten – Rotações seguidas

Gyaku kaiten – Rotação sentido inverso

Irimi – “Lançar o corpo com força

Sabaki – Desviar para o lado

Tai sabaki – deslocar para o lado a totalidade do corpo

Tsuki te – Mão que soca

Hiki te – Mão que recolhe

Jiku ashi – Perna que serve de pivot

Hiki ashi – Perna que executa

De ashi – Perna que se move para a frente

Henka waza – Mudança de técnicas

Chôyaku hangeri – Contra-ataque em salto

Uke gae – Mudança de defesa

Dô kyaku – Perna que se move

Kaiun no te – Ambos os braços na lateral com as mãos em tate shuto (Unsu)

Suihei bô dori – Agarrar um pau na horizontal com ambas as mãos (Bassai Sho)

Kami zukami – Puxar o cabelo

Eri zukami – Agarrar pelo pescoço

Te zukami – Agarrar a mão

Kakaekomi – Suportar o peso(adversário) sobre um braço

Gyaku hanmi kaeshi dori – Posição de agarrar antes do fumikomi na Bassai Dai

Morote jô uke – Defesa de batão a 2 mãos (Bassai Sho)

Jô zukami – Agarrar o bastão

Jô dori – Puxar o bastão

Suru – Bater

Suri ashi – Deslocamento deslizante

Okuru – Enviar

Okuri ashi – Deslocamento deslizante em que se desloca 1º o pé mais próximo do alvo, arrastando o outro

Yoru – Aproximar

Yoseru – Trazer para perto, juntar

Tsugu – Juntar

Yori ashi – Aproximar da perna mais longe do foco, seguida do lançamento da que está mais perto.

Yoko sashi ashi – Deslocamento na lateral com cruzamento dos pés (Kiba dachi)

Shahô sashi ashi – Cruzamento dos pés em movimento na diagonal (Heian Yodan)

Nusumi ashi – Roubar o apoio

Nami ashi – Elevação da perna, pelo joelho (Tekki Shodan)

 

POSIÇÕES

 

Tachikata – Posição

Shizentai – Posição Natural

Fudo dachi – Posição imóvel

Gyaku kokutsu dachi – Posição á rectaguarda oposta (kokutsu antes do ultimo shuto da Bassai Dai)

Gyaku zenkutsu dachi – Posição frontal oposta (gedan barai á rectaguarda da Empi)

Hangetsu dachi – Posição em meia lua

Heiko dachi – Posição com pés paralelos

Heisoku dachi – posição com pés unidos

Kata hiza dachi – posição sobre um apoio

Kiba dachi – Posição do cavaleiro de ferro

Kokutsu dachi – Posição com joelho flectido á rectaguarda

Kosa dachi – posição de pés cruzados

Musubi dachi – Posição com calcanhares unidos

Ryo te fuse – posição com mãos no solo

Sanchin dachi – Posição da ampulheta

Shiko dachi – Posição do quadrado

Sochin dachi – posição calma e forte

Tachi hiza – Posição a um apoio (kata hiza dachi)

Zenkutsu dachi – Posição com joelho frontal flectido

Ashi – Pé, perna

Kata ashi dachi – Posição a um apoio

Neko ashi dachi – Posição do Gato

Nige ashi dachi – Mesmo que gyaku zenkutsu dachi

Tsuru ashi dachi – Posição do Grou

Renoji dachi – Posição com pés em L

Teiji dachi – Posição com pés em T

Hachiji dachi – Posição com pés a 45º para o exterior

Uchi hachi ji dachi – Posição com os pés a 45º para o interior (contrária ao hachiji dachi)

 

POSTURAS

 

Kamae – Posição de combate com incidência no ataque ou na defesa

Chudan kamae – Kamae com a guarda ao nível médio

Gankaku kamae – Posição de dupla defesa da kata gankaku, com pé apoiado na curva do joelho oposto

Gedan kamae – Kamae com a guarda de nível baixo

Ryo yoko gedan barai kamae – Guarda com 2 braços em gedan barai lateral

Hidari kamae – Kamae com a perna esquerda á frente

Jyu kamae – Kamae livre

Jodan kamae – kamae com a guarda alta

Juji kamae – kamae com os braços em defesa em X

Kagi kamae – Kamae com braço em kagi tsuki

Kigamae – Kamae do Ki (energia)

Ai kamae – Os combatentes tem guarda de lados contrários (posição aberta)

Gyaku kamae – Os combatentes tem a guarda do mesmo lado (posição fechada)

Kitsutsuki no kamae – Guarda do “pica-pau” – movimento da Gojushiho sho com mão em ippon nukite apoiada sobre costas da mão contrária

Koshi kamae – Kamae com os punhos na anca

Ryo ken ryo koshi kamae – Guarda com ambos os punhos em ambas as ancas

Soete koshi kamae – Duplo hikite com uma mão aberta (inicio da Enpi)

Manji kamae – Guarda com os braços em manji uke

Migamae – Kamae do corpo

Migi kamae – Kamae com a perna direita á frente

Mizu nagare no kamae – “kamae do fluxo da água”. A água deve fluir pelo braço sem ser parada pelo cotovelo, que deve de estar mais baixo que o ombro em manji uke ou que o punho em kagi tsuki

Morote koko kamae – Defesa dupla de “Bô” com mãos abertas como na Bassai Sho

Shuto kamae – Guarda com os braços em shuto uke

Sasae uraken kamae – Guarda com uraken suportado nas costas do punho oposto (posição de ura tsuki/uraken uchi da tekki shodan)

Suihei hiji kamae – Guarda com ambos os cotovelos na horizontal (posição inicial da tekki nidan)

Yama – Montanha

Yama kamae – Posição como o carácter japonês para montanha (Braços em cima, a 90º e paralelos como na Jitte)

Ryo ken yama kamae – Guarda em yama kamae com punhos fechados

Ryo sho yama kamae – Guarda em yama kame com punhos bertos

Yoko Kamae – Guarda lateral

Hanmi – Posição com o corpo rodado a 45º com a anca da perna da frente rodada de frente

Gyaku hanmi – Posição com a anca da perna de trás rodada em frente.

 

Arte Marcial

 

 

Do – Via, Caminho. Conceito que se aplica à parte Espiritual como disciplina para a formação do caráter e do corpo mediante a prática de uma Arte Marcial.

Jutsu – Técnica. Conceito que se aplica à parte Material das Artes Marciais, dirigido principalmente à eficiência das técnicas de uma Arte Marcial e em segundo plano à sua filosofia.

Bugei – Arte Marcial. Bu – marcial /guerra e Gei – arte.

Bujutsu – Técnicas da Guerra, focando principalmente a eficácia das técnicas da Guerra, mas não desprezando a faceta espiritual.

Budo – A Via da Arte da Guerra, focado em preservar a paz e evitar o conflito, tendo fortemente marcada a influência Budismo Zen e Shinto, e cuja prática principal é ao desenvolvimento interior mediante a prática marcial. Este nome modificou-se para Bujutsu no período Edo.

Gendai Bujutsu – Arte Marcial moderna.

Koryu – Escola tradicional, escola antiga.

Dokkodo -Via que há que seguir sozinho.

Buke-seigi – Código e regulamento militar.

Buki – Utensílios ou ferramentas adaptados como armas de guerra.

Budoka – Artista Marcial. Praticante de uma disciplina marcial.

Budo Mugen – O Budo é infinito.

Budo Ni Chikamichi Nashi – No Budo não há atalhos.

Budo Wa Shusei Geneki – O Budoka deve permanecer ativo durante toda a sua vida, deve treinar, praticar com vontade, investigar para desenvolver as técnicas, aperfeiçoar o caráter e a filosofia, para então orientar os seus sucessores.

Hyodo – Antigo nome dado aos Budo.

Kakuto-bugei – Artes Marciais de combate, conjunto de técnicas Budo em que se utiliza só armas, excluindo as técnicas com as mãos desarmadas.

Nagai-mono – Armas compridas , categoria de armas compridas como os sabres, lanças, etc.

Mijikai-mono – Armas curtas , categoria de armas curtas como punhais, facas, bastões, correntes, etc.

Marubashi – A via da natureza, da liberdade e da energia da vida.

Hiho – Método secreto.

Hiden – Ciência oculta, mistério de uma arte.

Hi-jutsu – Técnicas ocultas.

Oshikiuchi – Artes Militares secretas que eram ensinadas somente aos guerreiros de alta patente (oficiais).

Jiei – Defesa Pessoal. Também Goshinjutsu.

Hyoho – Método da estratégia.

Heido -Via Militar.

Bushi – Guerreiro.

Senshi – Mulher guerreira, costumavam lutar para um Daimyo.

Hei – Arma, guerreiro, exército.

Han – Pelotão, patrulha, corpo.

Ryu – Escola, estilo.

Hai – Sim.

Iie – Não.

Joi – Atenção, preparados. Também chamado Kiotsuke.

Hajime – Começar. Também Hashime.

Yoshi – Ide, seguinte, adiante.

Hakke-yoi – Muito bem!

Yame – Alto.

Matte – Esperar.

Yasume – Descanso.

Shugo – Alinhar, formar.

Seiza – Sentar-se de joelhos.

Agura-wo-kaku – Sentar-se com as pernas cruzadas.

Kiritsu – Levantar.

Atatamaru – Pré-aquecimento antes do treino. Também Junan-taisho e Jumbi-undo.

Asiru – Correr.

Junan-shitsu – Flexibilidade, elasticidade. Também Danryoku.

Juho – Treino para a Flexibilidade.

Chui – Advertência.

Mawate – Girar, troca de direção.

Tsugi – A seguir, seguinte, próximo.

Wakare – Separar.

 

 

 

Treinos e Praticas

Hoyo-undo – Estudo dos fundamentos e técnicas de um Budo.

Manabu – Aprender copiando, método de aprendizagem dos movimentos imitando o instrutor.

Keiko – Prática. Estudo e aperfeiçoamento das aplicações e técnicas de um Budo, com o fim de superar (kei) os antigos (ko).

Renshu – Treino físico.

Shugyo – Treino austero.

Kan-geiko – Treino de Inverno.

Asa-geiko – Treino Matinal.

Shinya-geiko – Treino Noturno.

Nohara-geiko – Treino no Campo.

Hatsu-geiko – Treino de ano novo, o qual dura vários dias.

Sute-geiko – Treino especial, reservado a alguns alunos.

Hakuda – Curso de treino.

Taikai – Encontro.

Tandoku-geiko – Prática individual.

Sotai-geiko – Prática com companheiro.

Tandoku-dosa – Estudo e treino de uma técnica individual.

Sotai-dosa – Estudo e treino de uma técnica com um companheiro.

Tameshi – Prova, ensaio, experiência.

Hishigi – Técnica de quebrar madeira, telhas, tijolos…

Siwari – Prática de quebrar no qual se treina e endurece os membros.

Kote kitai – Endurecimento dos antebraços.

Bokinobu – Técnicas com mãos desarmadas contra oponente armado.

Toshunobu – Técnicas com arma contra oponente com mãos desarmadas.

Kakari-geiko – Prática de técnicas básicas de defesa e ataque.

Gokaku-geiko – Treino entre praticantes de um mesmo nível.

Kachinuki – Treino muito especial tipo combate, no qual um praticante enfrenta um oponente atrás de outro, sucessivamente e sem pausas, até ficar esgotado física ou mentalmente e ou ser derrotado.

Kumite – Combate.

Irikumi-kumite – Combate no qual uke se baseia em atacar e tori apenas defende.

Jyu-kumite – Combate livre. Também Jiju-kumite.

Bogu-kumite – Combate com projeções.

Jissen-kumite – Combate real.

Shobu – Combate até à morte entre dois experientes Budokas. Também Shinken-Shobu.

Kakidameshi – Duelos entre escolas, desenrolavam-se secretamente.

Shiai – Luta de destreza, torneio, competição.

Taryu-jiai – Duelos entre distintas escolas ou estilos, realizados para ajudar ao progresso das artes marciais e estabelecer a superioridade do estilo.

Futaridori – Combate contra vários atacantes.

Gonin-gake – Combate contra cinco atacantes.

Junin-gake – Combate contra 10 atacantes.

Hasen-kata – Serie de Katas executadas umas seguidas às outras.

Shinko-kata – Kata superior.

Tokui-kata – Kata preferida.

Tokui-waza – Técnica preferida.

Geki-waza – Técnica de ataque.

To-jin-ho – Quedas particulares executadas sobre uma superfície dura, não sobre Tatami.

Gorei – Prática num grupo de uma arte marcial, sem orientação de um expert. Forma de treino coletivo.

Bunkai – Análise, estudo de uma kata.

Oyo-bunkai – Aplicação de um bunkai.

Enbu – Demonstração.

Shintai – Movimento, formas de deslocar-se.

Shikko – Caminhar de joelhos.

De-ashi – Passo natural.

Okuri-ashi – Passo deslizando a primeira perna e arrastando a outra. Mae frontal e Ato atrás.

Hiraki-ashi – Passo igual a okuri-ashi, mas para os laterais e oblíquos. Mae esquerdo e frontal e Ato direito e atrás.

Tsugi-ashi – Passo deslizando a perna traseira e depois a dianteira. Mae frontal e Ato para trás.

Suri-ashi – Passo deslizante em avanço.

Ayumi-ashi – Passo cruzado. Mae frontal e Ato para trás.

Yori-ashi – Passo com ambos os pés ao mesmo tempo.

Fumi-gaeshi – Troca de guarda sem deslocamento.

Tenkai-ashi – Pivo, rodar a direção do corpo sem deslocação.

Irimi – Esquiva em Tsugi-ashi/okuri-ashi entrando.

Tenkan – Esquiva girando o corpo e retrocedendo a perna.

Irimi-tenkan – Esquiva entrando e girando o corpo para desequilibrar.

Kaiten-ashi – Esquiva em Suri-ashi (irimi) e Tenkan.

Tai-sabaki – Esquiva (kawashi).

Disciplinas e Conceitos Tradicionais

Shitate – Educar, disciplinar.

Dojo-Kun – Regra, código, conduta do Dojo.

Budo-seishin – Formação espiritual e conceitos filosóficos do Budoka.

Sushin-ho – Cultura do espírito e da moral, ao qual se atribui a capacidade de conduzir o homem a autoperfeição mediante um Budo.

Kyudo Mugen – A busca do caminho é ilimitada.

Tanren – Prática assídua pela qual se chega a autoperfeição.

Seishin-tanren – Formação espiritual do homem, cujo espírito, comparável a uma folha de sabre, deve, como esta, ser forjada e purificada de maneira a que alcance a perfeição.

Makoto – Mente pura. Sentimento de sinceridade absoluta. Fidelidade, lealdade.

Gyodo – A verdadeira via. O que leva o Do verdadeiramente no seu coração.

Tsua-mono – Homem de valor, de qualidade. Guerreiro valente.

Otokodate – Homem de espírito cavalheiresco e forte caráter que alcançou o domínio das suas paixões pela prática do Budo que defende os fracos e oprimidos.

Kyokaku – É o equivalente de Otokodate do cavaleiro europeu.

Ki-gai-yuku – O Ki vai-se, estado de fadiga e pouco Ki.

Yuki – Valor, coragem.

Tsuyoki – Vigor, forte, pessoa de grande caráter com um Ki poderoso.

Yowaki – Timidez, débil, pessoa de pouco caráter com um Ki débil.

Michi-o-osameru – Alcançar a Via.

Gokoku-taihei – Defender a Paz.

Nukazu-ni-sumu – Sem desembainhar o sabre, significa que o sabre está para manter a paz e não para fazer a guerra.

Ho – Método, conjunto, lei, regra.

O-moi – Ajudar com carinho e desapego.

Kokoro-e – Verdadeiro espírito de compreensão e conhecimento do Budo.

Magokoro – Sinceridade de coração.

Shoshin-o-wasurezu – Não esqueças o espírito e humildade de um principiante.

Kantan-na-mono-yoku-kachi-o-seisu – O equilíbrio entre a vitória e a derrota muitas vezes depende das coisas simples.

Yamato-gokoro – Coração Japonês.

Furyu – Costumes e crenças das antigas gerações que há que respeitar no treino.

Bushi-no-nasake – Ternura do guerreiro, até os mais fortes e valentes devem mostrar compaixão e carinho a todos os seres, a força e o conhecimento em tempos de paz, não deviam servir mais que para proteger os fracos e ensinar aos ignorantes.

Ahimsa – sânscrito – Não-violência dirigido aos homens e animais. Ideal de origem budista excluindo o ódio, os maus pensamentos e o egoísmo.

Alaya – sânscrito – Depósito da consciência. É o inconsciente que alimenta a consciência.

Mokuso – Meditação (mokko/ meso) em seiza. Momento de silêncio meditativo que geralmente se faz ao iniciar ou ao terminar uma aula. Tem como objetivos libertar a mente, acalmar o espírito e preparar o estudante para o treino.

Higyo hi-za Sammai – Meditação livre que deve conduzir ao vazio completo.

Antei – Harmonia, equilíbrio, firmeza.

Fu-antei – Desequilíbrio, instabilidade.

Gaman – Perseverança, paciência.

I – Vontade.

Jukuren – Habilidade, destreza.

Ichiban – Primeiro em japonês; diz-se de tudo o que é de primeira qualidade, pode aplicar-se tanto às coisas como à técnica.

Enryo – Desprezo da morte, sem medo da morte.

Nyunan-shin – Suavidade do espírito, o praticante deve aceitar com humildade as diretrizes do professor abstraindo-se do seu ego.

Keppan – Juramento do principiante antes de começar numa escola clássica de artes marciais.

Buke – Família guerreira. Nome aplicado à classe dos guerreiros, cuja profissão e cujas técnicas se transmitiam de pais a filhos e de mestres a discípulos.

I-shin-den-shin – Modo de receber um ensinamento segundo a expressão japonesa – Da minha alma à tua alma. Não se transmite verbalmente e dava-se antigamente no Tibet e no Oriente de mestre a discípulo.

Den – Iniciação. Divide-se em 3 fases, Shoden (primária), Chuden (média) e Okuden (secreta ou superior).

Gokuhi – Técnicas particulares que um mestre ensina aos seus alunos mais avançados de graus mais altos, por vezes qualificada de Hiden – ciência oculta, Hijutsu – técnica oculta.

Okuden – Ensinamento Secreto, dada por um mestre a alguns discípulos escolhidos por ele, os quais, por sua vez não devem divulgá-la mais que a Budokas selecionados.

Cho-ichi-ryu – Designação do melhor experiente com sabre, honra perseguida por muitos Bushi.

Dokukodo – Obra escrita por Miyamoto Musashi e dedicada a conselhos de ordem ética aos guerreiros, pondo em evidência o desinteresse, o desprezo pela morte, o sentido de honra, a austeridade e o desprendimento.

Kannagara – Via de intuição que não comporta nem leis nem doutrinas do bem nem do mal. Rege-se pelas leis que governam os fenômenos naturais.

Kototama – Função espiritual dos sons.

Kenshi – Experiente na técnica do sabre.

Bushi – Guerreiro.

Musha-Shugyo – Guerreiro que prova a sua destreza e habilidades com outros guerreiros em duelo ou em Taryu-jiai.

Yaburi-dojo – As escolas de artes marciais eram muito numerosas em todas as épocas, pelo menos desde o século XV, e era normal que mestres e alunos de um Ryu fossem ao Dojo de outro para desafiar os seus praticantes. Quando o mestre desafiado dessa maneira era vencido, perdia o seu prestígio e os seus discípulos alistavam-se debaixo da bandeira do vencedor. Esta prática de desafios ainda existe nos nossos dias entre Dojos de uma mesma disciplina, mas em forma de competição amigável.

Samurai – servidor, vassalo. Soldado que jura lealdade e honra ao seu senhor (daimyo).

Daimyo – Senhor feudal.

Shogun – Governador militar.

Tatsujin – Aquele que alcançou a perfeição do sabre.

Mondo – Reunião formal entre um mestre de artes marciais e os seus alunos ou discípulos (Monjin) no Dojo, durante a qual falam do espírito dos Budo. Na prática do Zen, o mundo é um simples diálogo entre o mestre e um dos seus discípulos, no curso do qual, o mestre dá a este em Koan para que medite. Esta conversa tem como fim superar o processo convencional do pensamento para chegar mesmo ao coração das coisas mediante a compreensão intuitiva. O Koan é uma sentença muito curta sem nenhum significado lógico, mas que esconde uma verdade que o discípulo deve procurar descobrir.

Misogi – Cerimônias e técnicas de purificação.

Tantra – Disciplina espiritual.

Musho-toku – Sem meta nem espírito de proveito. Não desejar alcançar um fim nem desejar proveito ou recompensa por uma ação, sentimento que deve guiar ao que atua o mesmo no Zen como na prática das artes marciais. Só aquele cujo pensamento está purificado pode alcançar este ultimo estado da vida. É a não consciência, a não meditação que situa o espírito em absoluta disponibilidade.

Seishi O Choetsu – Troca de atitude mental do Samurai, confrontado diariamente com o problema da vida e da morte.

Satori – Iluminação espiritual.

Kaigen – Despertar espiritual.

Ri-gi-ittai – Teoria e técnica são uma só.

Shin-gi-ittai – Espírito e técnica são uma só.

Shin-gi-tai – Espírito, técnica e corpo, aplica-se ao desenvolvimento do Budoka em -

Shin – Formação de caráter, domínio do corpo e da mente, filosofia, etc…

Gi – Técnicas, estratégia, formas de treino e conceitos, etc.

Tai – Conhecimento interior do corpo, preparação física, etc.

Rishi – Transcendente, o que encontrou o caminho da verdade.

Ryu-gi – Aprender a dirigir o espírito, um dos segredos das artes marciais.

Shi – Morte. A vida não é mais do que uma passagem transitória entre o material e o espiritual. O Bushido era a via da morte, ganhar ou morrer.

 

 

Conceitos da Técnica

 

 

Aiki – União com o Ki. Estado de impassibilidade de espírito do combatente, no qual toda a sua força está concentrada no Hara. O seu espírito deve estar livre de qualquer intenção de agressão e permanecer alerta. É o estado estático do Kiai, da mesma maneira que esta seja a forma dinâmica expressa silenciosamente ou não, do Aiki. Dele precede a faculdade de vencer moral e espiritualmente um adversário sem recorrer a armas. É o estado psicológico que não exige vencer sem atingir.

Aiki-ho – Doutrina baseada na não resistência ao empurrão, ao peso ou atração de um adversário, como o ramo de salgueiro que se dobra debaixo da neve e faz com que esta caia, e adotada por muitas escolas.

Sei-Ryoku-Zen-Yo – Mínimo esforço e máxima eficácia/resultado.

Rakka – Força contra força.

Aiki-no-Sen – Tirar proveito da postura do adversário.

Ai-nuke – Situação na qual dois potenciais adversários tendo chegado à união dos seus respectivos Ki, quer seja antes ou durante um confronto, não podem combater e cuja conseqüência é que não pode haver vencedor nem vencido. Os dois adversários chegam então a uma mútua compreensão que supera o materialismo do combate e unem-se espiritualmente, acima dele, em perfeita harmonia.

Antei – Harmonia, equilíbrio, firmeza.

Ato-no-Sen – Iniciativa defensiva, ação de iniciar um movimento de defesa quando se percebe a intenção de ataque do adversário, de maneira que se possa bloquear e contra-atacar imediatamente, às vezes, inclusive, de atacar antes do adversário.

Bonno – Paixão perturbadora. Momento, durante o qual o espírito de um Budoka se fixa e perde a sua serenidade. Se o seu adversário sabe aproveitar-se de este trânsito para o vazio, obterá facilmente a vitória. Portanto, é de uma importância vital que o Budoka tenha sempre o espírito desperto (Hontai), em alerta sereno, com o fim de não dar ocasião ao seu adversário de aproveitar esta lacuna.

Chikara – Força, potência. A ação Chikara (in/yin) acompanhada de Ki (yo/yang) dá uma ação completa perfeita.

Chimei – Golpe decisivo e perigoso que pode ser mortal se dado verdadeiramente a fundo.

Ikken-hissatsu – matar de um só golpe. Também Ichigeki-hisatsu.

De-ai – Ataque realizado ao mesmo tempo em que o adversário.

Debana – Ação de desanimar o adversário.

Ensan-no-Metsuke – Arte de olhar sem ver e ver sem olhar. Não há que se fazer escravo do objeto que se olha, há que captar toda a sua esfera numa visão total.

Enshin – Posição de preparação no combate.

Fudoshin – Espírito imutável. O domínio da mente, o estado no qual o espírito não está perturbado por nada exterior. Ignora o medo face ao perigo, face a uma agressão e face a um acontecimento imprevisto. É a impassibilidade total face aos riscos da vida. Este conceito, exposto por Takuan, foi desenvolvido por Miyamoto Musashi, que o denominou Iwa-no-mi, (Corpo-como-uma-rocha). Diz-se de um combatente que permanece imperturbável e sereno em qualquer circunstância.

Genshin – Pressentir. Sentido de alerta face à ação de um adversário, que permite a um combatente pressentir o seu ataque e que não adquire senão depois de longos anos de prática. Quem o possui pode também prever um ataque uma fração de segundo antes que se produza, e contra-atacar imediatamente com a maior eficácia.

Hangeki – Defesa e contra-ataque simultâneo.

Happo-moku – Técnica de fixar o olhar no vazio de maneira que se enquadre todo o campo visual nas oito direções sem ter que mover a cabeça e sem fixar-se em nenhum objeto em particular.

Heijo-shin – Estado de espírito firme, tranqüilo e desprovido de emoção que deve ter aquele que é objeto de um ataque. Este estado de espírito deve ir acompanhado por uma atitude tranqüila, um ritmo de respiração normal e uma confiança total em si mesmo, sem medo algum.

 Hikia-U – Ser proveitoso, vantajoso.

Hontai – Estado de vigília e de alerta permanente do combatente em combate, no qual o espírito não se fixa, senão que permanece claro e controla todas as faculdades. É o domínio perfeito do corpo, da vontade e do espírito, adquirido após um longo treino. Segundo o monge Zen Takuan, é a Sabedoria que reflete o espírito imóvel que não se fica em nenhuma parte.

Irimi – É a forma positiva de toda a técnica defensiva, a não resistência deixando que a força do adversário se vire contra ele, e que deve originar um movimento simultâneo de contra-ataque.

Jû-joku-go-o-sei-suru – A suavidade controla a força. Conceito que se encontra na base de todos os Budo e que teria sido enunciado pela primeira vez pelo filósofo chinês Lao-Tse.

Jukuryo-danko – Reflexivo, mas rápido na ação.

Ju-No-Ri – Principio de suavidade e de flexibilidade que consta de uma postura adequada e de uma ação sem brutalidade nas quais Tori não deve opor-se à força de Uke, mas pelo contrário, servir-se dela para desequilibrar o adversário conservando sempre o seu próprio equilíbrio.

Kan-ken-futatsu-no-koto – Expressão do guerreiro na sua aplicação do Bujutsu significando a sua possibilidade de ver com os olhos e a mente, dando-lhe a oportunidade de pressentir o perigo.

Kikai – Instante que separa dois movimentos de ataque ou defesa no decurso de um combate (durante o qual um dos adversários se encontra em estado de incerteza) e, portanto vantajoso para o seu oponente.

Kobo-ichi – Unidade no ataque e na defesa. Fenômeno pelo qual a ação defensiva e ofensiva é uma só.

Iki-ai – Coordenação.

Kogeki – Ataque real (em karate).

Kakedameshi – Ataque forte.

Kussin – Expansão e contração do corpo.

Kanzyo – Pensamento concentrado para levar as energias numa mesma direcção.

Todome – Rematar.

Kokoro-no-mizu – Espírito como a água. Estado ideal de espírito, calmo e alerta. Disponível como a superfície da água tranqüila que se molda ao receber um tufo de erva. Este deve ser o estado do Samurai e do Budoka.

Miru-no-kokoro – Espírito de visão. Visão global do adversário, do que o rodeia e avaliação do seu espaço-tempo.

Mizu-no-kokoro – Coração como a água, expressão que indica a calma perfeita do espírito, a sua não agressividade e a sua resistência passiva. A quem o possui, o Mizu-no-kokoro é então sensível a todas as percepções e o seu Ki está em sintonia com todos os seres.

Mushin – Pensamento original, sem fixação de qualquer tipo, aberto a todas as coisas e refletindo-as como se fosse um espelho. É o contrário de Ushin, pensamento temporariamente fixado, consequentemente superficial. O Munen-mushin (Muso) é o estado de vazio (Shunya), de disponibilidade total do espírito que, não estando fixado (Mushin), não se preocupa nunca com a aparência das coisas.

Muso-ken – Movimento atacante ou defensivo, que resulta espontâneo e sem a intervenção do pensamento, antecipando as ações do oponente. O Musoken representa um tipo de sexto sentido.

Mutekatsu – Vitória sem combate.

Ma-ai – Distância, espaço, significa a distância / tempo que separa duas coisas. Existem três distâncias básicas em – Chika-ma curta distância, To-ma longa distância, e Issoku-Itto-No-Maai intermédia entre estas duas. Esta última significa, literalmente, distância de um passo/golpe.

Nuki – Esquiva.

Nuki-waza – Técnica evasiva. Geralmente consiste num passo atrás ou uma rotação destinada a esquivar um ataque, o que ocasiona que o mesmo encontre o vazio e com isto se aproveita o momento de equilíbrio do oponente para contra-atacar.

Donto – Respiração Normal.

Kokyu – Controlo respiratório. Respiração profunda que tem origem no Hara e que ativa o movimento do Ki. É a coordenação entre a respiração e o movimento, acumulando o Ki e dirigindo-o e redirecionando-o com o golpe ou técnica. Também chamado Yo-ibuki.

Nogare – Respiração. Faz-se inspirando pelo nariz e expirando (ibuki) pela boca.

Fukushi-kokyu – Prática de respiração e tensão abdominal.

Ibuki – Técnica respiratória sonora a partir do ventre que permite principalmente dominar a dor padecida depois de um atemi ou um hishigi.

Zanshin – Estado de alerta, guarda mental.

Sakki – Sede de sangue/ar de assassinato. Sensação negativa de agressividade. Sentimento instantâneo e intuitivo que tem um praticante de um Budo respectivamente à intenção agressiva de outra pessoa, e que permite contra-atacar antes, inclusive, que o adversário tenha tido tempo de decidir um ataque efetivo.

San-nen-goroshi – Técnica secreta que consiste em atingir o adversário de tal forma que a morte o encontra mais tarde (san-nen=3 anos). Esta técnica pertence mais ao domínio da lenda que da realidade, ainda que alguns traumatismos derivados de um Atemi podem deixar seqüelas que, em longo prazo, podem encurtar a vida normal de um individuo.

Samadhi – Concentração total, perfeita.

Sen-no-sen – Antecipação, iniciativa tomada durante um combate antecipando-se a este.

Go-no-sen – Percepção de um ataque em estado de espera.

Senken – Ataque executado antecipando-se ao de um adversário.

Shashin – Num combate, ou antes, deste abertura deliberada de um dos combatentes destinada a enganar o adversário.

Sahi-te – Mão que entra, técnica defensiva atacante.

Shimei – Ataque que pode chegar a ser mortal.

Shingitai – Valor triplo dos que alcançaram o grau de cinturão negro, sendo Shin o valor moral, o caráter, Gi o valor técnico, e Tai o valor físico. Estes três valores devem ir a par com os dois princípios básicos das artes marciais – o Seiryoku Zen yo ou utilização eficaz da energia e o Jitakyoei ou ajuda e cooperação mútuas, princípios extraídos do Bushido. O Yudansha que possui o Shingitai reúne em si mesmo o Céu (shin), a Terra (gi) e o Homem (tai). É então um homem completo.

Shin-gai-muto – o sabre não existe separado do espírito.

Shisei – Posição adotada por um combatente para a defesa ou contra-ataque. Pode ser natural ou defensiva.

Shobu – Antigamente combate até à morte (shinken-shobu) entre dois peritos em artes marciais.

Suki – Abertura, oportunidade no ataque.

Shinkaku – Ângulo cego. Ângulo que dificulta a combinação do ataque do adversário enquanto favorece o nosso.

Sukima – Vazio, estado de vácuo no momento do ataque para ter a resposta adequada de defesa e contra-ataque.

Suki-o-mitsukeru – Esperar e ver vir, atitude de um combatente que observa o seu adversário, à espera do momento propicio para atacar ou contra-atacar.

Tsukuri – consiste em pôr o oponente numa situação adequada para poder realizar a técnica que queremos.

Waza-o-korosu – Controlo da técnica. Ataca-se a técnica do adversário adivinhando as suas intenções, conhecendo os seus pontos fracos.

Yomi – Leitura. Arte de ler o pensamento de um adversário inclusive antes que este tenha tido tempo de idealiza-lo, e, em artes marciais, arte de poder prever assim um ataque. Este Yomi depende por sua vez do conceito de Ma-ai e do Hyoshi. É o equivalente do Ishin-den shin (de um espírito ao outro) que caracteriza as relações correntes entre japoneses, nas quais a palavra resulta-lhes freqüentemente inadequada para transmitir um sentimento difícil de precisar, e cuja expressão não está bem vista pela etiqueta nem pelos convencionalismos. É o ser com uma forma da verdadeira compaixão.

Zen-kwun-do – Técnica de combate cujo principal objetivo consiste em partir o braço ou a perna do adversário ao primeiro ataque. Há bloqueios especiais. Utilizam-se também os dedos nos olhos e na garganta.

Encho-sen – Prolongação do combate.

Ki – Energia vital que se concentra e nasce no Hara ou Saika-Tanden.

Kiai – Concentração da energia, expulsão do Ki acumulado mediante um grito. Também utilizado para paralisar o inimigo.

Kensei – Kiai em silêncio.

Kime – Concentração do Ki num ponto determinado.

Kimochi – Sentimento, sensação do Ki.


Kake-goe – Gritar para obter mais energia.

Hyoshi – Ritmo na execução de uma Kata ou técnica.

Outras palavras

Arashi – Tempestade.

Araso-u – Disputa.

Asahi – Sol. Levante.

Ase – Suar, transpirar.

Ada – Adversário.

Aite – Inimigo, adversário.

Banzai – 10.000 anos de felicidade.

Dai – Superior.

Sho – Inferior.

Gendai – tempo, idade, presente.

Dento – Tradicional, original, autêntico.

Ran – Guerra.

Hon – Origem, raiz, fundamento, lenda.

Chi – Sabedoria, prudência.

Seichushi – Samurai inteligente e leal.

Jotatsu – Progressos.

Make – Derrota.

Kashi – Vencedor.

Kaiso – Fundador.

Kaishi – Inaugurar, abrir, começar.

Kihaku – Espírito vigoroso.

Katai – Duro, rígido.

Yawarakai – Brando, relaxado, flexível.

Mamori – Proteção, defesa.

Mono – Alma.

Monogatari – História, conto.

Mon – Escudo, desenho.

Mugen – Infinito.

Satsui – Intenção de matar, assassinar.

Sei – Natureza, espírito autêntico, vida.

Seien – Estimulo, ajuda.

Jisei – Método.

Yugen – Habilidade misteriosa.

Chushin – Centro.

Shinpan – Juiz, arbitro.

Daki – Abraçar.

Gorei – Ordem.

Gokui – Limite extremo.

Gusuku – Castelo.

Yu-gei – Arte e cultura tradicional.

Wa – Paz.

 

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