Karatê é uma forma de budo( caminho do guerreiro).Arte marcial japonesa que se originou e foi introduzida nas ilhas do Arquipélago japonês em 1922.O karatê enfatiza técnicas de socos e chutes; ultiliza seu corpo como meio de ataque e de defesa simultaneamente.O seu treinamento desenvolve e aperfeiçoá aspectos físicos, cognitivos e sociais, através desta prática o indivíduo aprende a dominar os movimentos do corpo, assim como, elaborar táticas e estrátegias.Não devemos esquecer que, o Karatê também proporciona uma melhor qualidade de vida e uma melhor integração social.

Espero que com este Blog possamos engrandecer mais esta nobre arte.

OBS: O Blog está a disposição de vocês ,caros leitores, se quiserem abordar algum tema relacionado com o Karatê postem comentários e eu farei o possível para discutirmos tal tema.

Obrigada!

Atenciosamente Twene Suellen 2º Dan

segunda-feira, 14 de março de 2011

Origem e História do Karatê

SHIHAN: GICHI FUNAKOSHI:O PAI DO KARATÊ MODERNO
Funakoshi
       Nascido em Shuri distrito de Yamakawa-cho no ano de 1868, de família instruída,Gichin Funakoshi era filho único e uma criança frágil. Sentia-se constantemente solitário, tornou-se um homem de letras, poeta, filósofo e calígrafo. Era um célebre intelectual de sua época.
Começou a treinar karatê aos 12 anos de idade com o Shihan Azato e também com Shihan Itosu, tendo aprendido outros estilos com diversos grandes mestres da época. Com maestria conseguiu  fazer de uma simples técnica, uma vereda espiritual então desconhecida, semelhante ao do monge Bodhidarma.

      Assim Shihan Funakoshi encontrou no zen-budismo o bushidô ou o caminho do guerreiro( bases filosóficas e espirituais das artes marciais  zen) , uma ponte para o auto conhecimento, paz e serenidade do espírito. Shihan Funakoshi dava ênfase ao fato de sua metodologia na arte proporcionar a oportunidade de chegar a verdadeira filosofia do karatê. Não somente pelos seus atos, mas pelo que diziam os seus alunos: dotado de uma tremenda força interior, sua técnica tão apurada seus golpes de bloqueios vigorosos, que poucos alunos ousavam treinar com ele.

      Até em idade avançada Shihan Funakoshi executava os katas com perfeição impar de seu estilo.Ele foi intitulado pai do karatê moderno por seus métodos notáveis de técnica avançada, bem mais do que de sua ilha de origem baseando seu método na arte de auto defesa com ele costumava dizer “ karatê ni sente nashi”( no karatê não existe atitude ofensiva). Mas foi somente em 1902 que Shihan Funakoshi , depois de estudar métodos de combate,fez sua primeira demonstração do denominado Okinawa-te(mãos de Okinawa) a representantes da prefeitura de Kagoshima em Kyoto; que até então todo e qualquer treinamento era efetuado em segredo.

      Quinze anos mais tarde, em 1917, aconteceu a primeira demonstração oficial em Tóquio , perante a Butokukan (órgão gestor das artes marciais do Japão), chamando a atenção do príncipe Hirohito Posteriormente em 1922, retornou para uma grande demonstração a pedido do imperador, na presença de aficcionados por artes marciais. Nessa viagem Shihan Funakoshi conheceu  Shihan Jigoro Kano fundador do judô, e o próprio Shihan Jigoro Kano que convidou Shihan Funakoshi para fazer um demonstração na kodokan meca do judô na presença de vários mestres  da época.
Jigoro Kano pediu a Shihan Funakoshi que lhe ensinasse algumas técnicas  do karatê-do e então após esse fato nasceu uma grande amizade entre os dois mestres  que ainda hoje é desconhecida por adeptos de ambas as artes.

      Mais tarde o Shihan Funakoshi foi convidado a ministrar aulas pelo governo e difundir sua arte.Todo o seu empenho teve o devido mérito e critério pois Shihan Funakoshi alterou algumas formas (kata) adaptando á realidade atual pois o karatê foi adotado como disciplina em várias universidades onde ate hoje é praticado periodicamente. Ao abrir seu primeiro dojô no Japão em 1936,seus alunos o batizaram de shotokan , que significa “escola de shoto”. Shoto significa em japonês” pinheiro ou calda de tigre”- pseudônimo que Shihan

Funakoshi usava artisticamente para assinar seus poemas.

O SURGIMENTO DO SHOTOKAN-RYU
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      No dia primeiro de setembro do ano de 1923,a cidade de Tóquio foi terrivelmente abalada pelo terremoto do grande Kanto, a maioria das construções foram destruídas pois eram quase todas de madeira e nas horas de fogo intenso que seguia  logo quase tudo se reduzia a cinzas e ruínas e o temor foi devastador na capital do Japão. O dojô do Shihan Funakoshi felizmente escapou da destruição;mas muitos de seus alunos sumiram no holocausto dos edifícios em desmoronamento e labaredas.Os que sobreviveram fizeram  tudo que podiam para socorrer os feridos e os desabrigados do terrível desastre.Com os alunos que não ficaram mutilados ou feridos , Shihan Funakoshi trabalhou como  voluntário para obter alimentos para os refugiados do desastre, limpar o entulho e  auxiliar na tarefa de remover os cadáveres espalhados na cidade.
      Diante da catástrofe o Shihan Funakoshi precisou adiar temporariamente o ensino do karatê, todavia o que não podia ser adiado era a sobrevivência.Depois de pouco tempo, ele conseguiu trabalho  no banco de Daiichi Sogo, para tarefa de fazer estênceis. Shihan Funakoshi não se lembra quanto recebia ou por quanto tempo ficou empregado, mas pelo seus relatos , a sua locomoção diária desde o seu dojô  em Suidobata ate o banco em Kyodashi parecia continuar por incontáveis anos. Com o passar das semanas  e meses, Tóquio começou a reerguer-se e finalmente chegou o tempo em que Shihan Funakoshi percebeu que seu dojô estava em estado deplorável. O mesei juku havia sido construído em 1912 ou 1913, e por longo tempo nada havia sido feito para conservá-lo.

      O governo municipal de okinawa doou certa quantia em dinheiro, possibilitando que se fizesse as devidas reformas em seu dojô
Shihan Funakoshi procurou encontrar outra residência enquanto  as obras eram realizadas, sabendo de sua necessidade , Hiromichi Nakayama, que então era um notável instrutor de esgrima e seu amigo , ofereceu-lhe  o seu dojô nos horários em que não era usado para prática da esgrima. Inicialmente foi alugado uma Pequena casa perto do dojô de Nakayama, mas em pouco tempo  foi possível alugar uma maior com pátio mais amplo, onde ele e os seus alunos  puderam praticar o karatê-do.
      Chegou  tempo porem que esse favor se tornou inadequado, o numero de alunos havia aumentado na mesma proporção  do numero de alunos da esgrima. Como conseqüência disso Shihan Funakoshi percebeu que estava sendo inconveniente para seu bem feitor e amigo. A situação financeira ainda era delicada e não podia fazer o que obviamente desejava: construir um dojô especifico par karatê-do.

      Foi em meados de 1935 que um comitê nacional de patrocinadores de karatê-do  solicitou verbas para o primeiro dojô  a ser erguido no Japão. Foi com certo orgulho que na primavera de 1936 , Shihan Funakoshi entrou pela primeira vez em seu dojô ( em Zoshigaya , distrito de Toshima)  e viu em uma tabuleta com  o nome do dojô SHOTO-KAN. Esse foi o nome que o comitê escolheu para adotar; Shihan Funakoshi não tinha a menor idéia  de porque eles escolheram o seu  pseudônimo que usava na  juventude,para assinar seus poemas que escrevia. Também estava triste, porque desejava que seus Shihan’s  Azato e Itosu  viessem e ensinassem no novo dojô, mas eles já haviam falecido. No dia em que o dojô foi  inaugurado Shihan Funakoshi retirou-se para seu quarto e queimou incenso rezando em memória de seus mestres.
      Com o termino do novo dojô , uma de sua primeiras tarefas foi elaborar um conjunto de normas a serem seguidas (DOJO-KUN)e um horário de aula. Elaborou e também formalizou as existências para graus  e classes (DAN E KYU) que certamente sofreu influencia do judô, uma vez que foi muito amigo de sensei Jigoro Kano. A quantidade de praticantes começou a aumentar  dia-a- dia, e o seu novo dojô que parecia mais adequado para suas necessidades inicialmente , a cada dia que passava dava exatamente a impressão contrária.

      Embora sempre dissesse que não sentia o peso da idade, Shihan Funakoshi começava a perceber que não conseguia cumprir  toda as obrigações, que acumulavam todos os dias. Não era apenas o seu dojô que precisava de orientação mas as universidades de Tóquio que estavam também com grupos de estudo do karatê-do em seus departamentos de educação física, e esses grupos precisavam de suas orientações e  instruções. claro que o Shihan não dava conta de tudo sozinho então indicou alunos mais adiantados para ministrarem aulas nas universidades e também designou o seu terceiro filho como seu assistente, delegando-lhe  as atividades diárias de dirigir o dojô e as universidades cabendo então ao Shihan Funakoshi as supervisões necessárias do ensino do karatê-do. É relevante lembrar que as aulas não se limitavam em Tóquio e muitos de seus alunos graduados já ministravam algumas aulas nas cidades provincianas, fato que fez o karatê-do ser conhecido  mais rápido em todo o pais. Numerosos dojôs  foram construídos  em todo Japão e com isso a missão do Shihan  Funakoshi aumentava a passos largos. Por isso deixava quase toda a administração do dojô aos seus alunos mais adiantados.

      As pessoas sempre perguntavam como aconteceu a escolha do  pseudônimo “SHOTO”(pinheiros ao vento ou calda de tigre)  para nome do dojô mas seus discípulos sempre tinha a resposta certa e automática.
      Sua cidade natal é rodeada por colinas com floresta de pinheiros   e de vegetação  subtropical, entre elas. O sensei Funakoshi sentia uma forte atração por esse lugar, isso porque ele era amante também da natureza pois crescera perto desta vegetação  pois o fato de ser filho único o colocava sempre sozinho a perambular por sua cidadezinha; alem do fato de ser filho único era muito frágil.
      Masatoshi  Nakayama, aos 36 anos era conhecido  pela excelente administração e capacidade; recebera o encargo de  elaborar e organizar a associação SHOTO-KAN. Em 1954 quando ele fica sozinho na chefia da J.K.A,começa a trabalhar suas idéias como competições) a exemplo do judô e do kendo). Mas somente  em 1957 depois da morte do sensei Funakoshi que os primeiros torneios foram realizados,pois o mesmo era contra a implantação de competições de karatê-do por acreditar que o karatê perderia as suas características.
Em outubro de 1957 aconteceu o primeiro campeonato, com o patrocínio de Hirokasu Kanazawa no ginásio metropolitano de Tóquio.
      Alguns anos mais tarde antes de falecer, o sensei Nakayama em uma entrevista declarou que esperou a morte do sensei Funakoshi para realizar o primeiro campeonato de karatê: “eu tinha receio de sensei Funakoshi por saber que ele era contra as competições, tinha receio de sua reação e ainda hoje tenho receio,digo a mim mesmo será que fiz algum mal?eu tenho que fazer o que ele teria feito de fosse vivo. Em 1957 quando criei a competição fui me conscientizando que o judô e o kendo se tornaram esporte, mas sempre preservando o espírito do budô. Então porque não o karatê? E a competição eu penso tornou o karatê conhecido no mundo inteiro; e é por isso que eu acho que ele aprovaria o que fiz. Há momento no entanto, que não consigo deixar de me sentir inquieto.                                                                  
         Caso eu tenha me enganado no dia em que eu morrer e for me juntar ao Shihan Funakoshi no paraíso.....nesse dia  haverá um kumitê sagrado e será pior para mim.
Este é um pequeno prefácio sobre o  SHOTO-KAN, é bom relatar ao leitor, que temos outras versões, sobro o SHOTO-KAN  e o karatê em aspectos gerais.
O estilo  SHOTO-KAN é ideal pela longa distância, por possuir técnicas longas e rápidas. Existe uma certa divergência em alguns katas  e/ou pontos estratégicos contra as opiniões dos sensei’s NAKAYAMA, KANAZAWA, NISHIAMA E TAKAGI.
KARATÊ INTERNACIONAL
      Antes da guerra, muito poucos não-japoneses sabiam alguma coisa sobre o karatê, ou tinham o desejo de aprendê-lo. Os que acharam o caminho para o dojô de Shihan Funakoshi  eram repórteres ou instrutores de educação física que tinham ouvido falar do interesse japonês pelo karatê. O fim da guerra trouxe a ocupação, e então muitos soldados americanos começaram a visitar o dojô do Shihan Funakoshi  e a solicitar instrução o fato é que o Shihan não disse como chegaram a ouvir falar dele..
      Certo dia um amigo  chamado Bunshiro Suzuki levou  Shihan Funakoshi ao Hotel Imperial para um encontro com um editor americano. Naquele tempo, não era permitido aos japoneses entrarem no Imperial, a não ser que fossem convidados por algum americano que estivesse hospedado lá. Assim, quando ele entrou na sala onde se encontraria com o editor, ficou muito surpreso de vê-la decorada à maneira japonesa, com biombos dobráveis e flores que sem dúvida haviam sido arranjadas por algum aluno de ikebana. Mas a lembrança mais importante daquele encontro foi o espanto do cavalheiro americano diante de minha idade um tanto avançada. Como vê  foi traduzido, sua observação sobre a questão que mencionava o fato de que enquanto no Japão estávamos transformando o Karatê-dô de arte marcial em esporte, na América ele seria valorizado como um esporte para a longevidade.
Depois disso Shihan Funakoshi teve inúmeras outras experiências com americanos visitantes e,  logo ele se acostumou  a ver rostos estrangeiros (incluindo alguns do sexo feminino) no dojô de Karatê Kyokai. Shihan Funakoshi foi  convidado a ensinar karatê ao oficial instrutor de educação física na base da Força Aérea Americana em Tachikawa, e um pouco mais tarde  foi solicitado que fizesse demonstrações de katas ao comandante da base em Kisarazu, na prefeitura de Chiba.
     
      Nessa última ocasião, o comandante, embora conhecesse pou­co ou nada do karatê, pediu-lhe para demonstrá-lo da maneira realmente japonesa, E  ele recebeu o Shihan  com a maior cordialidade, acompanhou a demonstração com todo o respeito e ele mesmo o  acompanhou à saída da base. Antes de despedir-se, levou o Shihan Funakoshi a  um santuário da base dedicada aos aviadores japoneses mortos em combate.
      Havia uma estátua monumental em bronze de um jovem aviador japonês apontando para o oceano pacífico, com uma águia com asas abertas a seus pés. Tanto o santuário em si como os torii que levavam a ele estavam numa condição imaculada. O comandante lhe disse que não o havia removido por respeito aos jovens aviadores japoneses que haviam dado a vida por sua pátria, embora essas vidas tivessem sido dadas em vão. Então perguntou-lhe se alguns dos ex-alunos do Shihan Funakoshi haviam sido pilotos durante a guerra. Então Shihan Funakoshi inclinou-se profundamente diante do santuário e  ele compreendeu a resposta do Shihan, e ele próprio fez sua saudação.

      Depois de assinado o tratado de paz entre o Japão e os Estados Unidos, o karatê abriu seu próprio caminho de paz para o continente americano. Isso aconteceu quando um alto oficial americano pediu ao Shihan Funakoshi para fazer um giro de três pelas bases do continente, demonstrando o Karatê-dô à aviadores americanos. Então Shihan Funakoshi convidou  como assistentes Isao Obata (da Universidade Keio), Toshio Ka­mata (da Waseda) e Masatoshi Nakayama (da Takushoku). Para percorrer o circuito, tinham um avião especial à disposição, e o fato é que  em vez de demonstrar diante de pequenos grupos de espectadores, como antes, agora as demonstrações de katas eram diante de grandes grupos de aviadores americanos interessados.
Assim, o Karatê-dô que, da  infância, do grande Shihan  que  era uma atividade clandestina local de Okinawa, finalmente havia se transformado numa das artes marciais do Japão antes de criar asas e voar para a América. Atualmente é conhecido em todo o mundo.

Fonte:( revista escola nº 144 editora abril setembro de 2002 )

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